Nhoque de abóbora

Se você, assim como nós, é apaixonado por nhoque, tenha certeza que o nhoque de abóbora irá te conquistar! Quem sabe ele não se torna até seu favorito? Essa receita tradicional é carregada de mitos. Por ser uma refeição muito antiga não há como afirmar sua real origem, pois com o passar dos anos, a […]
2022-03-11 14:14:00

Se você, assim como nós, é apaixonado por nhoque, tenha certeza que o nhoque de abóbora irá te conquistar! Quem sabe ele não se torna até seu favorito?

Essa receita tradicional é carregada de mitos. Por ser uma refeição muito antiga não há como afirmar sua real origem, pois com o passar dos anos, a receita se modifica e as histórias divergem.

Publicidade - OTZAds
Nhoque de abóbora
Imagem e Reprodução: Nhoque de abóbora | Unsplash

Uma das teorias mais aceitas é que esse prato foi criado por antigas senhoras italianas que não possuíam acesso a ingredientes nobres como a farinha. Pela necessidade de alimentar a todos, essas senhoras utilizavam resquícios de pão ralado, pouquíssima farinha e água, formando pequenas pelotas e as cozinhando em água salgada.

Sempre muito saboroso, o nhoque logo chegou até os mais ricos e se popularizou por toda Itália. Apesar do nhoque ter atravessado os mares através dos italianos, alguns acreditam que essa versão das senhoras era uma releitura de uma receita do Oriente Médio descoberta pelos romanos.

No fim, não sabemos como a receita surgiu, mas agradecemos a quem quer que seja por ter nos proporcionado essa delícia! Sem mais delongas, vamos aos ingredientes!

Publicidade - OTZAds

Ingredientes do seu nhoque de abóbora

Uma dica extremamente importante para sua receita dar certo é utilizar a abóbora japonesa/cabotiá, para que não seja necessário adicionar tanta farinha.

  • Abóbora japonesa/cabotiá – metade de uma grande (1 kg)
  • Fubá fino (ou farinha de trigo branca) – 1 xícara (140 g) + um pouco para modelar
  • Fécula de batata – 1/2 xícara (70 g)
  • Azeite de oliva – 3 colheres de sopa (45 ml)
  • Sal – 2 colheres de chá (10 g)
  • Pimenta do reino – a gosto (opcional)

Caso você utilize a abóbora paulista, é provável que acabe com um nhoque com puro gosto de farinha, pois essa abóbora retém muita água e você precisaria utilizar o dobro de farinha.

Que tal descobrir mais receitas veganas e vegetarianas? Não precisa de muito, basta clicar aqui e acessar nosso site!

Modo de preparo

Como o nhoque não é uma receita fácil ou prática para o dia a dia, ela é ideal para jantar ou almoços no final de semana, quando você pode fazer e degustar de forma tranquila!

Vamos ao modo de preparo:

Publicidade - OTZAds
  1. Preaqueça o forno a 230 °C.
  2. Retire as sementes da abóbora com uma colher e envolva com papel manteiga ou alumínio.
  3. Leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos ou até a polpa estiver macia.
  4. Retire do forno e, ainda quente, tire toda a polpa e transfira para um recipiente. Amasse bem com um garfo até formar um purê homogêneo, sem pedacinhos de abóbora. Reserve até esfriar.
  5. Adicione o fubá, a fécula de batata, o azeite de oliva, metade do sal e a pimenta do reino. Misture bem até obter uma bola de massa lisa e firme. Se necessário, adicione mais fubá.
  6. Polvilhe uma superfície lisa com um pouco de fubá e faça rolinhos com pequenas porções da massa. Corte em pedaços de aproximadamente 2 cm e reserve.
  7. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Assim que ferver adicione o restante do sal.
  8. Com o auxílio de uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície.
  9. Retire os nhoques, escorrendo bem a água, e transfira para um recipiente.
  10. Adicione um fio de azeite enquanto ainda estão quentes e chacoalhe o recipiente até todos os nhoques estarem envolvidos, assim eles não grudam um nos outros. 
  11. Repita o processo até cozinhar todos.
  12. Sirva ainda quente com molho de tomate ou como preferir.

Esperamos que você tenha gostado da receita de nhoque de abóbora! Uma dica de molho é salteá-los na manteiga com azeite e um pouco de sálvia fresca.

Descubra receitas vegetarianas rápidas, práticas e deliciosas clicando aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba diáriamente os melhores conteúdos em seu email!

Deixe seu comentário

Vegorganico logotipo colorido retangular

VegOrganico é um Website do Grupo Reciperie focado em receitas OvoLacto, Vegetarianas e Veganas.

Categorias

Grupo Reciperie


© VegOrgânico. Todos os direitos reservados. Criado por Azarod.