Se liga nessa deliciosa Torta de Batatas com Cogumelos Ingredientes da Torta de Batatas com Cogumelos 1 kg de batatas cozidas em água e sal1 colher de sopa de óleo de coco (ou creme vegetal vegano)1 cebola grande picada1 talo de alho poró picado1 xícara de cogumelos (eu usei shimeji)1 colher de chá de páprica […]
Descasque, corte em cubinhos e cozinhe as batatas em água e sal até que fiquem bem macias no ponto de preparar um purê.
Eu usei cogumelos shimeji. Use o que você quiser, ou tiver disponível. Se não tiver cogumelos recheie a sua torta com um delicioso e colorido refogado de legumes usando o que tem na geladeira.
Se for usar o shimeji, lave bem e separe os galhos mantendo-os inteiros. Eles murcham quando refogados.
Refogado
Coloque os cogumelos em uma peneirinha para escorrer enquanto prepara o restante dos ingredientes para o refogado.
Corte a cebola em pequenos cubinhos e fatie o alho poró. Pique a cebolinha verde e reserve.
Em uma frigideira media coloque as duas colheres de óleo para aquecer e adicione a páprica em pó deixando dourar rapidamente cuidando para não queimar.
Adicione a cebola e deixe fritar até que fique douradinha. tempere com uma pitadinha de sal.
Quando a cebola estiver dourada acrescente o alho poró e deixe refogar junto por mais dois minutinhos em fogo baixo.
Acrescente os cogumelos ao refogado, aumente o fogo e deixe refogar mexendo de vez em quando.
Adicione o molho shoyo ou tamari, ajuste o tempero e adicione o que mais achar necessário para temperar o refogado. Deixe apurar em fogo baixo até que fique reduzido e sequinho. Desligue o fogo e reserve.
Escorra as batatas e prepare o purê. Adicione uma colher de sopa de creme vegetal ou óleo de coco sem sabor como eu utilizei.
Esmague bem as batatas até conseguir um purê bem cremoso. Eu usei um esmagador de batatas bem simples que pode ser usado dentro da panela e não faz nenhuma sujeira. use o que você tiver, prepare o seu purê como de costume.
Quando o purê estiver bem lisinho, está pronto para montar a torta.
O purê está pronto e o refogado também. Prepare todos os ingredientes que vai precisar para facilitar o seu trabalho. Deixe o purê na panela e o refogado na frigideira para manter aquecidos.
Montagem
Unte um prato refratário de preferência redondo para montar a torta.
Forre o prato com a metade do purê de batatas.
Coloque o refogado de cogumelos sobre o purê de batatas espalhando bem.
Cubra com o restante do purê de batatas e espalhe bem.
Cubra com a farinha panko temperada e o nutritional yeast , se for utilizar.
Eu temperei a farinha panko com uma pitadinha de sal e pimenta do reino e nutritional yeast.
Misturei tudo e espalhei sobre a última camada de purê.
Leve ao forno pré aquecido a 180C para assar por 20 minutos ou até que fique bem douradinho em cima.
O tempo de forno é apenas para dourar e deixar a camada de cima bem crocante, porque todos os ingredientes já foram previamente cozidos.
Decore com cebolinha verde picada bem miudinha ou a seu gosto. Sirva quente acompanhado de salada ou como você preferir. Fica uma delícia!
Deixe seu comentário