Soja Xadrez

Versátil, nutritiva e cheia de sabor! Te ensinamos a fazer soja xadrez, confira agora nossa receita.
2022-03-24 10:07:00

Soja xadrez é uma das formas de fazer proteína de soja, que é uma das principais opções para quem não consome proteína animal e também é uma ótima opção para quem possui intolerância à lactose ou só para aquelas pessoas que possuem um cardápio saudável e livre de qualquer derivado de origem animal. 

Soja xadrez
Imagem e Reprodução: Soja | Freepik

A proteína de soja é muito nutritiva, rica em fibras, baixo índice de gordura, entre outras vantagens! Ela é uma ótima opção para o seu cotidiano por ser muito prática e sabendo temperar, é o próprio manjar dos deuses! Você também tem opções diversificadas dos formatos da soja para encaixar melhor na sua receita.

Publicidade - OTZAds

Ingredientes

Para além desses ingredientes, você pode temperar sua soja xadrez com os seus temperos favoritos e usuais, acrescentando mais sabor ao seu prato. 

  • 1 cebola picada em quadradinhos
  • 1 xícara (de chá) de pimentão amarelo
  • 1 xícara (de chá) de pimentão verde
  • 1 xícara (de chá) de pimentão vermelho
  • 1/2 colher (de sopa) de gengibre ralado
  • 1 xícara (de chá) de proteína texturizada de soja grande
  • 1 xícara (de chá) de broto de bambu (takenoko) cortado em cubinhos (opcional)
  • 3/4 de xícara (de chá) de shoyu
  • 1 e 1/2 colher (de sopa) de amido de milho
  • 1 xícara (de chá) de amendoim torrado e descascado, sem sal
  • Sal a gosto

Um pouco da sua proteína estará na sua soja xadrez, mas o que fazer com o resto? Nós te auxiliamos! Confira agora uma deliciosa receita de polenta com proteína de soja!

Publicidade - OTZAds

Modo de preparo

Para dar ainda mais sabor a sua soja xadrez, você pode deixar a proteína marinando no shoyu e no gengibre. Uma ótima dica é come-lo quentinho.

  1. Ferva 3 xícaras e meia de água, hidrate a proteína e coloque o shoyu. Rale o gengibre e adicione na vasilha da proteína, mexa bem e deixe descansar.
  2. Pique a cebola em quadradinhos, assim como o pimentão vermelho, o verde e o amarelo. Faça o mesmo com o broto de bambu.
  3. Escorra a proteína de soja, assim que ela estiver suficientemente hidratada (mais mole) e reserve a água.
  4. Em uma panela coloque 3 colheres de sopa de óleo vegetal e refogue a proteína, em seguida acrescente o broto de bambu, depois os pimentões, mexendo bem, e por último adicione a cebola à mistura. Cuidado para os ingredientes não ficarem muito moles.
  5. Misture o amido de milho com a água com shoyu e gengibre e despeje na panela.
  6. Tempere com sal a gosto e coloque o amendoim. Refogue por mais um minutinho e desligue. Se quiser, regue com óleo de gergelim torrado. Está pronto!

Que tal um pão macio por dentro e com uma casquinha crocante por fora para acompanhar sua soja xadrez? Você pode fazê-lo em casa com pouquíssimos ingredientes, confira aqui 7 receitas de como fazer seu pão!

Gostou da receita?

Sabemos que às vezes algumas dúvidas surgem durante o processo, para sanar essas dúvidas, você pode acessar o vídeo tutorial da receita!

Publicidade - OTZAds

Torcemos para tudo tenha dado certo com sua soja xadrez! Não esqueça de continuar acompanhando o VegOrgânico para outras atualizações diárias deliciosas.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba diáriamente os melhores conteúdos em seu email!

Deixe seu comentário

Vegorganico logotipo colorido retangular

VegOrganico é um Website do Grupo Reciperie focado em receitas OvoLacto, Vegetarianas e Veganas.

Categorias

Grupo Reciperie


© VegOrgânico. Todos os direitos reservados. Criado por Azarod.